SOBRE A EXPOSIÇÃO
A exposição DesManchar surge a partir do questionamento do galerista informal Rui Celso sobre a masculinidade. Vale dizer que o Rui é dono de uma barbearia que também abriga em si uma galeria e livraria. Em um ambiente predominantemente masculino, as conversas e discursos masculinos, que o Rui ouvia e também já fez parte, já não lhe cabia e nem fazia mais sentido de ser. Então, afinal o que é ser homem atualmente? Se o que é não é mais o que é aceitável, como mudar, a si, aos outros e como discutir, debater, transformar?
Foi aí que ao reunir as seis artistas - incluindo eu - que naquele momento já se faziam presentes no local e tiveram seus trabalhos expostos na galeria, foram chamadas e convidadas a falar e montar um trabalho sobre o tema. Diante desse desafio, de um tema tão amplo e profundo, realizaram-se alguns estudos e debates, experimentos e práticas plásticas. Além de uma troca muito sensível, e por vezes cruel, de tudo o que vivemos como mulheres.
Diante, de todas essas vivências, concluímos que a exposição é um processo aberto, que não traz nenhuma resposta definitiva e nenhuma certeza sobre o tema tratado, mas antes debate e imagina possibilidades, num contínuo e difícil processo de ver, rever, desmanchar e refazer.
A IDENTIDADE GRÁFICA
Escolhi trazer para a logo um pouquinho de cada letra desenhada pelas integrantes do grupo. Fiz também do logo, o ato de DesManchar o trabalho, ver nele, cada pedacinho, e o que queria manter. Depois de ter escolhido quais letras seriam, redesenhei usando lápis carvão que foi um material usado na arte, digitalizei e montei o logo.
As fontes usadas para corpo de texto e a logo da barbearia fazem parte da id visual da mesma, e foram trazidas para esse material para ter harmonia e conversar com o espaço do Rui's.
OS MATERIAIS
Abaixo estão alguns materiais feitos para a exposição, como cartões postais com recortes do rolo de papel desenhado, alguns posts de divulgação da abertura e demais eventos que ocorreram a fim de possibilitar o diálogo sobre o tema, bem como uma série de postagens sobre cada artista e sua reflexão sobre o tema da exposição tanto a coletiva quanto individual.
CRÉDITOS E AGRADECIMENTOS
Todas as fotos e textos foram criados em sua maioria coletivamente. Para conhecer todas as artistas é só clicar nos nomes abaixo :)
A exposição está ainda acontecendo na Rui's One Chair localizada na Rua Castro Alves, 78 - Vila Nova Blumenau, SC, Brasil. Agradeço imensamente o convite feito pelo Rui Celso, barbeiro, galerista, livreiro e pensante fora da caixa. E também ao grupo que se doou, se abriu e passou por muitas transformações junto.
FAZEM PARTE DO COLETIVO
(Foto: Rui Celso)