Em consonância com tornar a arte um espaço de busca e experimentação, Débora Anacleto tem seu fazer artístico pautado na formação como Designer de Produto pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, bem como na trajetória de aprendizado no desenho em cursos de formação como Tecnologia em Design de Moda oferecido pelo Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, onde desenvolveu o olhar apurado para a arte aplicada. Partindo de estudos voltados à aquarela e até ao realismo, a artista constrói uma expressão própria, tendo desenvolvido seu repertório também a partir da experiência em Criatividade e Linguagem Pessoal do Orbitato, Instituto de Estudos em Moda, Arquitetura e Design.
Desde a juventude, o desenho é ao mesmo tempo escape e expressão, elemento que deu origem ao traço que busca desenvolver até hoje. A influência de Animações e Livros Infantis faz parte de suas referências visuais, que também são compostas pelo surrealismo de René Magritte e Frida Kahlo. 
Dessa forma, a arte surge não como consequência, mas sim como um lugar para o fazer inconsequente e despropositado, que no fim das contas se faz em si mesmo:
“Aconteceu que agora eu sou artista"
*
Me deixaaa! - O processo de criação
Sketchbooks, 2018 - 2022 
Sketchbooks, 2018 - 2022 
Primeiro a indignação. Depois o traço.
Como uma tradução daquilo que a faz dar vazão às próprias inquietações, as criações de Débora Anacleto são um retrato da curiosidade e ímpeto de experimentação. 
Por impulso, a maior parte dos desenhos feitos pela artista surgem em pouco tempo, sendo uma forma de recorrer ao traço para desconectar-se do que está em volta. Momentos de frustração, tédio e indignação são pano de fundo para o surgimento de personagens emotivos e singulares.
Multidisciplinar em seu fazer artístico, técnicas como criação de esculturas e feltragem com agulha fazem parte do seu repertório criativo, bem como a arte gráfica digital.
Sketchbook, 2018
Sketchbook, 2018
Pandemic Guy, 2020
Pandemic Guy, 2020
Sketchbooks, 2018-2022
Sketchbooks, 2018-2022
Exposições Coletivas
2022 - DesManchar - Rui's One Chair Open Gallery, Blumenau
2021 - Exposição Coletiva - Rui's One Chair Open Gallery, Blumenau
2018 - Justa Causa - Espaço Édi SchiochetJaraguá do Sul

Exposições individuais
2022 - Mulheres Cansadas - Rui's One Chair Open Gallery, Blumenau

Aprendizados
2022 -  - Fundação Stickel
2019 - Pintura - Escola Casa, Blumenau
2017 - Criatividade e Linguagem Pessoal - Orbitato, Pomerode
2016 - Intensivo de Escultura - Escola Casa, Blumenau
2016 - Pintura Digital - Escola Casa, Blumenau
2014 - Bacharel em Design de Produto - Universidade Regional de Blumenau, Blumenau

mais projetos

Back to Top